NETWORKING: Ajude Antes de Pedir Ajuda

  17/07/2019

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer ao jornal Itupeva Agora, na pessoa do Sr. Felipe Preto, pela oportunidade de compartilhar um pouco do meu conhecimento em Networking com vocês. Muito obrigado.

Meu objetivo nesta coluna é ajudar leitores do jornal e seus seguidores nas redes sociais a identificarem e explorarem oportunidades vindas da  nossa  rede de contato.

Muito se fala sobre networking. Provavelmente o networking é hoje uma das habilidades mais mal compreendidas e que alguns profissionais da atualidade praticam para obter sucesso em suas carreiras e negócios.

Muitas pessoas encaram o networking como o início de um processo de venda ou o pedido de uma ajuda para uma recolocação de emprego, sempre que conhecem uma nova pessoa.

No entanto, a proposta do networking é estabelecer relações sólidas, que devem ser mutuamente trabalhadas, porque é por meio delas que surgirão as oportunidades, e não delas diretamente, como se pensa ou se pretende.

Na prática, o networking é uma via de mão dupla: dar e receber ao mesmo tempo, abrir-se para o novo, aceitar e ser aceito, buscar ser entendido e entender o outro. Você deve seguir algumas etapas e, também, desenvolver hábitos fundamentais, como: bom humor, empatia, disciplina, saber ajudar, ética e, principalmente, saber ouvir.

A dica desta semana é: ‘’ Ajude antes de pedir ajuda’’.

Ao conhecer uma nova pessoa, mostre interesse em saber o que ela faz, seus produtos e serviços e tente identificar como você pode ajudá-la. Dê atenção aos seus comentários de forma genuína, valorize aquilo que esta pessoa valoriza, adicione valor ao relacionamento. É preciso estabelecer uma conexão pessoal e emocional  com a pessoa.  Adicionar valor é dividir algo. Contato para negócios, experiências, tempo. Algo que agregue. Ajude essa pessoa. Crie ‘capital social’!

Conhecer pessoas só para vender algo, ou buscá-la somente quando precisa, é visto como oportunismo. Pessoas oportunistas ou interesseiras geralmente são detectadas pelos contatos e deletadas da rede profissional.

Pense nisto e a proposta desta semana é que você agende um café com uma pessoa importante da sua rede de relacionamento profissional e identifique como pode ajudá-lo (a).

Abraços e até a próxima dica,

By Renato Martiniano

Especialista em Networking de Resultado

Fundador do Connection Group


Voltar
Connection Group logo
O CONNECTION GROUP é uma empresa especializada nos fundamentos do Networking. Temos o expertise de formar Grupos de negócios... Saiba mais
Informações de Contato
Fone: 11 9 7459 - 3623
contato@connectiongroup.com

Endereço
Rua Benedicto Walderes Fraiha, 117
Jardim da Serra, Jundiaí /SP
Copyright © Connection Group. Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Logo Mpsoft